terça-feira, 8 de março de 2011

Série: "MEU JOGO ETERNO"

Corinthians vence Santos no último minuto de jogo e passa para final do Paulistão 2001

Paulistão de 2001, o clássico alvinegro era uma das semifinais daquele campeonato, a outra era um surpreendente Botafogo de Ribeirão Preto e Ponte Preta, que tinham deixado os grandes Palmeiras e São Paulo fora da disputa. Nos jogos de ida Corinthians e Santos empataram em um gol, com Deivid marcando para o Peixe e Éwerton igualando para o Timão. Na outra semifinal a Ponte Preta perdeu para o Botafogo por 2x1.
Jogadores comemorando o gol de Ricardinho, noite inesquecível  Foto: Arquivo Pessoal


No segundo jogo das semifinais, 13 de maio, dia das Mães , Morumbi,  mando de jogo do Santos, que jogava por um empate para chegar as finais. A torcida do Corinthians para variar era maioria lotando os setores vermelho e amarelo, além da metade azul das arquibancadas que inicialmente era destinada aos santistas mas devida a baixa procura passou para os corintianos, era um domingo cinzento, e ameaçava chover. As duas torcidas faziam festa e os corintianos ainda estavam indignados com Rincón que tinha deixado o Timão no ano anterior para defender o time da baixada.
O jogo começou disputado e logo o Corinthians perdeu a primeira chance com Paulo Nunes que completou para fora passe de Éwerthon, o Santos pouco tempo depois com Robert quase fez o seu gol. Na metade do primeiro tempo o Santos teve outra oportunidade, Robert partiu sozinho pelo campo de defesa do Timão após receber belo lançamento, invadiu a área foi e derrubado por Otacílio. Dodô pegou a bola e bateu com força, mas na trave para alegria da fiel torcida. Pouco tempo depois Éwerthon fez jogada pela linha de fundo pelo lado direito da defesa do Santos e sofreu pênalti do zagueiro Galván. Marcelinho cobrou e mandou na trave para alegria dos santistas, com um tiro penal desperdiçado por cada equipe o jogo ficou franco com as duas equipes buscando o ataque e logo o Santos abriu o placar. Em jogada pela linha de fundo Russo passou por Kléber e cruzou para Renato que vinha de trás, este cabeceou no contra pé de Maurício e fez 1 X 0 para o Santos, para felicidade dos torcedores do time da baixada.
Marcelinho mostra a velha raça
Foto: Arquivo pessoal
O Corinthians deu a saída de bola, trocou alguns passes pelo meio de campo, o volanteAndré Luiz rolou a bola para Marcelinho bater de perna direita, a  bola bateu na trave direita de Fábio Costa correu por cima da linha tocou no poste esquerdo e mansamente entrou no gol santista, o goleiro ficou se lamentando enquanto Marcelinho correu para buscar a pelota no fundo da rede, um princípio de confusão se iniciou, mas logo foi contido pela arbitragem. Marcelinho cerrou os punhos e comemorou efusivamente enquanto o Morumbi balançava com a festa da fiel torcida. Depois dos gols as equipes tiraram um pouco o pé do acelerador e o primeiro tempo terminou empatado.
No segundo tempo o jogo começou estudado mas o Santos que naquele momento passava para final, criou as poucas chances de gol que apareciam. O técnico do Corinthians, Wanderley Luxemburgo resolveu mudar a equipe tirando os inoperantes Paulo Nunes e o volante Otacílio e colocando o jovem Gil e o volante Marcos Senna. Assim a partir, dos vinte minutos do segundo tempo o Timão começou a bombardear o gol do Santos. As duas torcidas cantavam, apoiando seus times. O tempo passava e parecia que o Santos chegaria as finais, mas a fiel torcida não parava de apoiar seu time, cantava com força acreditando que o Timão pudesse virar o jogo. Os santistas já começavam a gritar eliminado e a fiel respondia cantando o hino do coringão.
Fazendo valer a mística da camisa mosqueteira, de um time que nunca desiste, nunca para de lutar, que tem a raça e a força de vontade como marca característica o Corinthians pressionava o Santos, o zagueiro Galván chegou a ser expulso, e o Corinthians buscava seu gol.
Eram passados 47 minutos do segundo tempo, até que a bola chegou para o jovem Andrezinho no meio de campo, ele lançou para Gil, que deixou a bola correr e foi até a linha de fundo, no seu encalço estava o gigante André Luís, Gil cortou o zagueiro que escorregou e caiu no chão, com capricho o jovem atacante tocou para Marcelinho que fez o corta luz para Ricardinho, na meia lua, o meio de campo chegou batendo de primeira com a parte interna do pé, a bola fez uma curva sensacional,( este jovem jornalista que lhe escreve agora acompanhou tudo, com visão privilegiada do lance, já que estava na arquibancada térrea amarela do Cícero Pompeu de Toledo) e balançou a rede de Fábio Costa, com o gol o Morumbi explodiu de uma forma única, inesquecível para memória do corintiano, os torcedores e jogadores do Santos não acreditavam no que viam, o técnico santista Geninho invadiu o campo e foi reclamar com o juiz dizendo que o jogo já tinha acabado, que tinha passado os três minutos de acréscimo que fora dado pela arbitragem no momento do gol, a torcida praiana começou a arrancar as cadeiras das arquibancadas e jogava-as no gramado. Depois de dois minutos de partida paralisada o juiz recomeçou o jogo. O Santos ainda teve uma chance que foi mandada pelos ares assim como a classificação para a final do Paulistão daquele ano, o jogo entre Corinthians e Santos permanecerá viva na memória dos amantes do futebol,das duas torcidas e dos jogadores presentes naquele dia no Morumbi.


                                                    Ricardinho comemora seu gol no finalzinho  Foto: Getty Images

Na final daquele campeonato o Corinthians sagrou-se Campeão Paulista, batendo o Botafogo de Ribeirão Preto, mas para todos que entendem de futebol sabem que o Timão foi campeão naquele 13 de maio contra o Santos.
Abaixo deixaremos alguns links do "You Tube" para que todos possam ver com seus próprios olhos aquele clássico que ficará eternamente dentro de nossos corações e mentes.


Salve o Corinthians !!!

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS: Maurício, Rogério, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber (Andrezinho); Otacílio (Marcos Senna), André Luiz, Ricardinho e Marcelinho; Ewerthon e Paulo Nunes (Gil). Téc.: Wanderley Luxemburgo
SANTOS: Fábio Costa, Russo, Galván, Claudiomiro e Léo; Paulo Almeida, Rincón, Renato e Robert; Dodô (Caio) e Deivid (André Luís). Téc.: Geninho

Local: Estádio do Morumbi - São Paulo (SP)
Data: 13/05/2001
Árbitro: Alfredo Santos Loebeling e Sálvio Spínola FagundesPúblico: 54.637Renda: Não disponível. Gols:
Renato (34 - 1º), Marcelinho (35 - 1º) e Ricardinho (48 - 2º)


postado por Felipe Fernandes 



6 comentários:

  1. Esse foi o tal jogo em que você perdeu a camisa,a bandeira,etc.? E com o foi conhecer a Sagrada Mansão Tricolor?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sim, foi esse mesmo, infelizmente eu perdi minha camisa por que temos alguns "animais" que não respeitam as diferenças e o fato de terem torcedores de outros times, mas é assim mesmo. Quanto a conhecer o Morumba, sim foi maravilhoso, eu confesso que é um estádio muito bonito e é o SPFC ( Salão Para Festas do Corinthians). Quanta saudades de ganhar títulos lá, mas o Pacaembu é a nossa paixão e logo em breve, eu espero, teremos o Fielzão. Mas nosso Salão é um belo estádio.

    ResponderExcluir
  4. O Morumbi pode ser um salão de festas, mas tem um título que que os corinthianos jamais comemoraram no Gigante. E outro que o Tricolor jamais comemorará, mas que o o pessoal da ZL e a turma do amendoim sabem bem qual é...

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS FELIPE FICOU EXCELENTE SUA POSTAGEM APESAR DE O JOGO NÃO SER UM DOS MAIS FELIZES PARA A MINHA PESSOA.

    ResponderExcluir
  6. nossa como todo corintiano nao podemos esquece esse jogo que foi um marca nao so para nois que vivi de corintians mais ate para os lambari so tenho uma palavra que jogo

    ResponderExcluir