terça-feira, 22 de março de 2011

SÉRIE: "MEU JOGO ETERNO" : Palmeiras elimina o São Paulo, e vai a final do Campeonato Paulista de 2008.

Hoje quem está na série ''MEU JOGO ETERNO'', é o meu glorioso Palmeiras, tenho que ser justo comigo mesmo ao dizer que, nos últimos anos, o Palmeiras não carrega consigo um arsenal muito variado de jogos que ficaram na história, mais mesmo assim, se puxarmos um pouco pela memória, tenho certeza de que lembraremos de alguns momentos memoráveis para a torcida palestrina.
Um desses momentos que eu gostaria de retratar hoje, é a semi final do Campeonato Paulista de 2008. Quando o Palmeiras enfrentou o São Paulo. Lembro-me que na ocasião, o Palmeiras possuía a vantagem de decidir em casa, e que também tinha a vantagem do empate no resultado acumulado dos dois jogos, já que tinha feito melhor campanha na primeira fase.
No primeiro jogo daquela semi final, o São Paulo venceu por 2x1, dentro do Morumbi, com dois gols do imperador Adriano, um deles irregular, já o gol do Palmeiras foi marcado pelo sempre presente, explêndido atacante, Kléber''gladiador''. Esse gol, foi o tiro de esperança na  torcida, e no time palmeirense, que durante a semana ficou focado no segundo jogo, puxando agora pela memória, lembro que o clima de guerra estava instalado nos dois CT's da Barra Funda, e aquele jogo guardava uma surpresa especial para os torcedores palmeirenses, mais até então, ninguem poderia prever o desfecho daquele jogo.

Não alivia pra ninguém! GLADIADOR.

Diversas declarações durante a semana, jogadores que haviam sido criados no Morumbi, como Denilson e Kléber, demonstravam seu desprezo contra o tricolor , dizendo que o clube não respeitava e ainda menosprezava os adversários, e claro, na época era totalmente compreensível, o São Paulo vinha de duas conquistas seguidas no Campeonato Brasileiro, e o terceiro viria naquele mesmo ano de 2008, então São Paulo até tinha motivos para se achar superior ao Palmeiras naquele momento, MAS, no Palestra Itália, a conversa rolou diferente, e o São Paulo pipocou diante de um estádio lotado, e de um time explosivo, com sangue nos olhos, pronto para devorar quem aparecesse.
O jogo começou quente, e aos 22 minutos da primeira etapa, Léo Lima arriscou de fora da área, a bola balanço na frente do arqueiro Rogério Ceni, deixando-o tonto com a trajetória, o resultado da lambança todo mundo já sabe, GOL DO PALMEIRAS ,e falha do goleiro são paulino. O Palmeiras ali havia conseguido o gol que dava a classificação a final do Paulistão daquele ano, mais ainda era pouco, e o time do São Paulo era perigoso, contava com jogadores como Adriano,Hernanes Jorge Wagner, todos em ótima fase com a camisa tricolor, então o técnico Vanderlei Luxemburgo e sua equipe, sabiam que mais um gol era essencial para consolidar o resultado. Ao final do primeiro tempo, os dois times se encaminharam para o vestiário, e aí seu deu a polêmica que marcaria aquele jogo entre um dos melhores do clássico chamado de CHOQUE-REI. O São Paulo ficou menos de quinze minutos no vestiário, e voltou a campo dizendo que haviam jogado algum tipo de gás, provavelmente de pimenta, no recinto, dificultando a respiração e causando um enorme desconforto em todos presentes no local.
Rogério Ceni baleado pelo gás.


No segundo tempo, o São Paulo veio pra cima da equipe palestrina, mas enquanto Rogério Ceni mostrava uma insegurança anormal, Marcos se consagrou naquele jogo ao fechar o gol palmeirense , e segurar aquele 1x0 até os 37 minutos do segundo tempo.A situação do São Paulo piorou, quando o algoz de Kléber'30 foi expulso, André Dias levou o segundo cartão amarelo, e o arbitro Seneme não teve dúvidas em expulsar o zagueiro do tricolor paulista. O São Paulo partiu para o desespero, atacando de forma desordenada e inapropriada, enquanto o Palmeiras esperava a melhor chance para liquidar a fatura, e a chance veio para o jogador mais carismático e emblemático do Palmeiras. O lendário Wendel puxou o contra ataque para a equipe do Palmeiras pelo lado esquerdo, e de forma magistral, rolou a bolou para Valdivia, já dentro da grande área do São Paulo, o mágico, fabuloso, irreverente, Valdivia só teve o trabalho de empurrar a bola para dentro do gol, e terminar de sentenciar a derrota do tricolor paulista. Ao fazer o gol, o chileno colocou o dedo na boca, calando o sempre absoluto Rogério Ceni. 
Valdivia cala o goleiro são paulino. Verdão 2x0.


A partir dai, o São Paulo perdeu a cabeça e a classificação, até o sempre educado Rogério Ceni, desferiu um tapa contra o chileno, gerando irritação na equipe do Palmeiras e no técnico Luxemburgo. O volante Martinez ainda foi expulso, mais naquela altura meu amigo, o Palmeiras já estava com a vaga para a final na mão, e a torcida cantou e cantou até dizer chega, até a noite virar dia, porque eliminar o bicampeão brasileiro daquela forma, era algo memorável na história do clássico. O Palmeiras chegou a final, e conquistou o titulo daquele ano, humilhando a Ponte Preta com um resultado de 5x0 no segundo jogo.

GOLS:
PALMEIRAS: Léo Lima, aos 22 minutos do primeiro tempo, Valdívia, aos 39 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Marcos; Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Martinez, Léo Lima, Diego Souza (Wendel) e Valdívia; Kléber (Denílson) e Alex Mineiro (Lenny)
Técnico: Wanderley Luxemburgo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Miranda; Joílson (Sérgio Mota), Hernanes, Fábio Santos, Jorge Wagner e Júnior (Hugo); Dagoberto (Borges) e Adriano
Técnico: Muricy Ramalho




Postado por : Guillherme Henrique

Um comentário:

  1. Já que o Palmeiras está negociando os naming rights do estádio, seria legal batizá-lo de "Arena Ultragaz". O que acha?

    ResponderExcluir