terça-feira, 29 de março de 2011

Série: "Meu jogo eterno" 10/12/1995​: O dia em que o "Gigante" acordou e massacrou o Flu

                                            Um dos maiores jogos da história do Santos F.C
Pré-jogo

O campeonato daquele ano foi marcante, por ser o primeiro campeonato no país em que a vitória valia três pontos e não dois e que teríamos empate e não mais as famosas disputas de pênaltes sendo assim uma nova forma de jogar futebol.

O torneio era disputado da seguinte forma:
Primeira Fase: Os 24 clubes jogam todos contra todos, em turno único, porém organizados em duas chaves de 12 para efeito de classificação. Na primeira etapa (11 rodadas), os jogos são apenas dentro de cada chave. Na segunda etapa (12 rodadas), os clubes da chave A enfrentam os da chave B. Classificam-se para a Fase Final apenas os vencedores de cada chave em cada etapa.
Fase Final (com Semifinais e Final): Sistema eliminatório, com jogos em ida e volta, cabendo a vantagem do duplo empate aos clubes com melhor campanha.

O Jogo:
Eu tinha três anos de idade, e não acompanhei este jogo, talvez uma das minhas maiores frustrações como ser humano, não senti aqueles dias tensos para o grande jogo de volta da semi-final do Campeonato Brasileiro de 1995, onde tínhamos Santos x Fluminense se enfrentando para descobrir quem enfrentaria o Botafogo de Túlio Maravilha que havia eliminado o Cruzeiro.


Era um Domingo a tarde, 16:00 horas, estádio do Pacaembu, ainda em reformas no Tobogã que faria com que o estádio coubesse 38 mil pessoas.
Naquela tarde no estádio, haviam 30 mil pessoas ainda sem o Tobogã, que hoje cabe cerca de 12 a 15mil pessoas, ou seja a galera santista, se tivesse com a capacidade total do estádio a disposição, entraria para história do estádio com um público de 45 mil pessoas o que hoje é impossível, já que o público máximo é de 38 mil pessoas, e olha que o Santos tinha perdido o primeiro jogo por 4x1 e tinha que vencer por três gols de diferença.

Era uma missão quase que impossível para o Santos, vencer o Fluminense por três gol de diferença, sendo que a equipe não tinha perdido um jogo sequer por essa vantagem, tanto no campeonato quanto há exatos um ano e meio, ou seja "podem esquecer santista que essa já é nossa sangue" diziam os tricolores cariocas.

O Santos entrou em campo, com uma formação audaciosa, um 4-2-4 com Giovanni, Marcelo Passos, Camanducaia e Macedo, ou seja time todo ao ataque.

A torcida alvinegra praiana, esquentava o ambiente do jogo, a peiddo dos jogadores que durante toda a semana, pediram o apoio do apaixonado torcedor, que não parava de cantar nem por um minuto.

O jogo começou e o Santos apertava a marcação do Fluminense, o que era claro pelas circunstâncias da partida.A estratégia dos cariocas, era de utilizar os contra-ataques para matar a partida.

O Santos foi ao ataque e Capixaba fez uma bela finta e arriscou de fora da área, o goleiro Emerson fez um linda defesa, eram menos de 5 minutos e quase que o peixe fez um golaço.

O Fluminense assustava no contra-ataques, Renato Gaúcho, recebeu belo passe de Rogerinho, invadiu a área e bateu para o gol, Marcos Adriano bloqueou o chute, e no rebote Carlinhos chutou para longe, uma bola perigosa no time visitante.

Camanducaia recebeu bola pela esquerda de Galo, partiu para cima de Ronald, e sofreu pênalti, aos 25 minutos do primeiro tempo.Na cobrança, Giovanni bateu com força no canto esquerdo de wellerson, Santos1x0, agora faltavam mais dois gols para a vaga para a final.
                    Giovanni ou simplesmente G10 buscando a bola apos o primeiro gol
A torcida não parava de cantar, incentivava o tempo todo, e a pressão só aumentava, até que pouco tempo depois do primeiro gol, para ser exato quatro minutos após o primeiro, veio o segundo, depois de um belo passe de Carlinhos, Giovanni driblou o zagueiro Lima com uma finta de corpo, e antes de dividir a bola com Ronald, chutou de bico, um golaço de G10, Peixão 2x0, e o que parecia difícil já estva caindo por terra.
Aos 34 minutos, Rogerinho tentou invadir a área do Santos, a bola sobrou para Valdeir que chutou para o gol, Edinho fez uma bela defesa e no rebote, a bola bateu no peito Marcos Adriano que tirou a bola de bicicleta, era uma bela chance do time carioca de abaixar a bola dos guerreiros da Vila Belmiro.Logo em seguida, falta no meio de campo onde Carlinhos levantou para dentro da área e Macedo apareceu de surpresa e chutou na trave quase era o terceiro que garantiria a classificação do peixe.
Antes do final do primeiro tempo ainda teve uma falta com muito perigo de Carlinhos que raspou a trave esquerda do goleiro do Fluminense.
O intervalo tornou-se histórico pelo simples fato: O Santos não foi ao vestiário, o treinador Cabralzinho, queria que seus jogadores sentissem o apoio que vinha das arquibancada e que assim tivessem mais força para vencer o Fluminense e ir a então sonhada final
                                                  Intervalo marcante para todos os santistas
O Segundo tempo guardaria muitas emoções a nós santistas, pois logo no ínicio, Marcelo Passos roubou uma bola no meio-de-campo, tocou para Giovanni que passou para Macedo dominar com o pé direito e fuzilar com o pé esquerdo, Santos 3x0 e muita festa o que parceia impossível estava se concretizando.
Mas futebol é uma caixinha de surpressas e logo em seguida, falta para o tricolor carioca, cruzamento na área um bate e rebate, Otacílio chuta na trave e no rebote Rogerinho faz o gol do Fluminense, 3x1 Santos, ai eu lhes digo é uma ducha de água fria? que nada pois a equipe não estava de brincadeira e estava disposta a acabar com o time do Rio de Janeiro, e ao 16 minutos Marquinhos Capixaba faz um lançamento na direita para Giovanni que disputa a bola com o zagueiro Alê que bobeia e o camisa 10, invade a área divide com o goleiro Wellerson e deixa Camanducaia sozinho para empurrar para o gol vazio, Santos 4x1 denovo o gloriosso alvinegro praiano estava com a classificação na mão.O Pacaembu fervia comõ nunca a torcida do Santos arrepiava a todos os presentes no estádio com sua festa em um mar branco cheio de corações apaixonados.
                              Camanducaia comemorando o 4° gol alvinegro


A festa não iria acabar nunca tanto que aos 37 minutos, Renato Gaúcho não domina a bola, ela sai pela linha lateral, Marcos adriano cobra nos pés do Deus Giovanni que domina recebe a marcação de três jogadores do Fluminense(Vampeta, Ronald e Lima), e sabem o que ele fez? deu um lindo passe de calcanhar para Marcelo Passos que partiu no mano a mano com o zagueiro Alê, ele ajeito e chutou com uma linda curva no canto do goleiro wellerson, GOLAÇO Santos 5x1, me emociona só de lembrar o lance que me eternizará para sempre um gol de placa com um passe de quem foi um "pouquinho" Pelé pelo menos 10% da genialidade do rei do futebol e não é exagero dizer isso de um jogador que fez uma partida memorável, com dois gols três assistências.

Mas o tricolor carioca não estava morto mesmo com seu torcedor muito triste deixando as arquibancadas do estádio, fez mais um gol aos 39 minutos pouco tempo depois do quinto gol santista, Aílton cruzou de bico para área, Ronaldo Marconato tentou tirar de voleio e ajeito para Rogerinho marcar o seu segundo gol na partida, Santos 5x2 Fluminense.daí em diante muita pressão do Fluzão mas não deu em nada o árbitro Sidrack Marinho apitou aos 48 minutos o fim de um filme que ganhou muitos e muitos oscars de melhor roteiro, melhor ator e melhor elenco, num filme que está e estará na mente de todos os santistas deste mundom até mesmos os que não presenciarão como eu mais que sem duvída não morreram antes de conhecer a história deste que na minha opinião é um jogo Eterno!.
                                        Fim de jogo e muita festa para o time do Santos

Postado por: Guilherme Sernajoto 

SANTOS F.C. 5 x 2 FLUMINENSE F.C.
Data: 10 de dezembro de 1995
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) - São Paulo/SP
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos
Cartões amarelos: Marcos Adriano, Ronald, Carlinhos e Aílton
Cartão vermelho: Ronaldo Marconato
Gols: Giovanni aos 25' (de pênalti) e aos 29' do 1º tempo; Macedo aos 5', Rogerinho aos 7', Camanducaia aos 16', Marcelo Passos aos 37' e Rogerinho aos 39' do 2º tempo.
Santos: Edinho; Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato e Marcos Adriano; Carlinhos, Gallo, Giovanni e Marcelo Passos (Pintado, depois Marcos Paulo); Camanducaia (Batista) e Macedo. Técnico: Cabralzinho
Fluminense: Wellerson; Ronald, Lima, Alê (Gaúcho) e Cássio; Vampeta, Otacílio, Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Valdeir (Leonardo). Técnico: Joel Santana
                                                              Jogo de ida 4x1 Fluminense
                                                             Jogo de volta 5x2 Santaso
Milton Neves emocionante
                                                        Escalações do jogo(reparem no 4-2-4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário