quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Com belo 2º tempo, São Paulo despacha Ceará da Copa Sul-Americana

  Após um 1º tempo de pouca produtividade, bastaram apenas alguns minutos na etapa final para o São Paulo trucidar o Ceará e garantir a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. De quebra, o Tricolor ainda acabou a incômoda sequência de três empates, voltando a vencer no Morumbi após 20 dias. A equipe ainda terá de aguardar para saber quem será seu próximo adversário. Nesta quinta-feira, o Juan Aurich, do Peru, recebe o La Equidad, da Colômbia, que venceu a ida por 2x0. Quem passar nesse confronto enfrenta os paraguaios do Libertad. Só daí sairá o adversário são-paulino nas oitavas.

Dagoberto foi um dos grandes destaques do 2º tempo. (Vipcomm)

Após perder a partida de ida em Fortaleza, há duas semanas, por 2x1, sofrendo gols no último minuto de cada tempo, a diretoria são-paulina chamou a torcida, colocando ingressos até a R$5,00, preço da meia entrada para a arquibancada laranja, onde ficam as organizadas. Porém, parece que a nação tricolor não ouviu o chamado e o Morumbi recebeu menos de 25 mil espectadores.
  O 1º tempo foi fraquíssimo. O São Paulo criou, a rigor, apenas duas boas oportunidades, em chutes isolados de Juan e Fernandinho. O camisa 12, aliás, voltou a se lesionar e deu lugar a Cícero, ainda na primeira etapa. Enquanto isso, o Ceará fez seu papel, como qualquer clube de menor expressão que tem a chance de fazer história, eliminando um gigante do futebol mundial em uma competição internacional, e só ficou na retranca. Se Rogério Ceni não estive em campo, não faria a menor diferença.
  Para o 2º tempo, Adílson Batista não alterou nomes. A única mudança que ocorreu no São Paulo foi a necessária, a de atitude, de postura. O Tricolor começou a segunda etapa massacrando os nordestinos. Se estava difícil furar a retranca cearense, a bola parada era uma alternativa. Aos dois minutos, Dagoberto cobrou falta, que Casemiro desviou e o zagueiro conseguiu raspar na bola, que passou perto do gol. Logo na sequência, também de falta, Cícero obrigou o goleiro Diego a fazer grande defesa. O Tricolor era só pressão e eis que o gol, enfim, saiu. Aos 10 minutos, Carlinhos fez ótimo cruzamento para Cícero, que recebeu na área, entre dois zagueiros, matou no peito e fuzilou contra a meta de Diego, que não teve a menor chance: 1x0 São Paulo.
  Dizem no interior que onde passa um boi passa uma boiada. E gol de Cícero serviu para abrir a porteira. Seis minutos depois, Dagoberto fez grande jogada, a zaga cearense tirou mal, Casemiro pegou a sobra e passou para Lucas, que soltou a bomba de fora da área, marcando um lindo gol: 2x0 São Paulo. Aos 19, após lançamento da defesa, Lucas pegou em velocidade e tocou na medida para Dagoberto, que invadiu a área e bateu cruzado, fazendo o terceiro: São Paulo 3x0.
Com um gol e uma assitência, Lucas voltou a se destacar (Vipcomm)
  Pronto, em apenas nove minutos, o São Paulo transformou o empate em goleada, e praticamente sacramentou sua caminhada na competição internacional. E ainda havia caixa para mais. Após bola espirrada pelo meio de campo cearense, Cícero arrrancou e tocou para Dagoberto, que bateu da meia-lua, mas a bola passou por cima do gol. Depois disso, o Tricolor continuou fuzilando e só Dagoberto teve pelo menos mais duas boas chances de ampliar a goleada. E houve ainda um lance polêmico, com um zagueiro do Ceará cortando uma bola com o braço, dentro da área, após curzamento. O árbitro, porém, julgou ser lance não-intencional.
  Ao final, o torcedor são-paulino, após muito tempo, pôde sair feliz do Morumbi. Com uma belíssima atuação no 2º tempo, o São Paulo goleou o Ceará e cumpriu sua obrigação nesta fase. Os fatores mais positivos, ao meu ver, foram a mudança de comportamento de um tempo para o outro, além do aparente fim do comodismo. Após tanto nos acostumarmos a ver um São Paulo que faz 1x0 e simplesmente desiste de jogar, vimos nesta quarta-feira um time que não deixou de buscar o gol mesmo quando já vencia por 3x0 e já estava com a classificação praticamente consolidada. Será que, finalmente, estamos vendo surgir aquela mudança de postura que há tempos estamos exigindo? Só o tempo poderá dizer. Mas o fato é que, mantendo a postura demosntrada no 2º tempo desta partida, o São Paulo é sim, candidatíssimo a ser campeão, tanto na Copa Sul-Americana quanto no Campeonato Brasileiro. Time e elenco para isso o Tricolor tem. Só faltava atitude, e ela apareceu. Que agora ela não pense em voltar a sumir.

Ficha técnica:
São Paulo 3x0 Ceará
Estádio: Mourmbi (São Paulo)
Público: 23 344 pagantes (23 800 total)
Gols: Cícero, aos 10', Lucas, aos 16 ' e Dagoberto, aos 19'/2ºT.
Cartão amarelo: Dagoberto (SP); Heleno e Edmílson (CE)

São Paulo: Rogério Ceni; Piris, Rhodolfo, João Filipe e Juan; Wellington, Casemiro, Carlinhos e Lucas (Rivaldo, 24'/2ºT); Fernandinho (Cícero, 29'/1ºT) e Dagoberto
T: Adilson Batista

Ceará: Diego; Boiadeiro (Felipe Azevedo, 12'/2ºT), Fabrício, Anderson Luis e Egídio; Edmilson (Roger, 22'/2ºT), Michel, Heleno e Thiago Humberto (Eusébio, 32'/2ºT); Nicácio e Osvaldo
T: Vágner Mancini

Postado por Éder Moura


Nenhum comentário:

Postar um comentário