quarta-feira, 27 de abril de 2011

Meu Jogo Eterno: Dia 01/12/2002: Santos masacra o Grêmio na Vila Belmiro e está perto da final!!!

                             Alberto em uma tarde fantástica(uh terror, o Alberto é matador...)

O ano era 2002, o Campeonato Brasileiro ainda era disputado no sistema antigo, no qual todos os times se enfrentavam em turno único e ao final da primeira fase oito equipes se classificavam para a fase de “mata mata”. Sendo que o primeiro colocado enfrentaria o oitavo, o segundo o sétimo e assim por diante.

Os grandes times de São Paulo no primeiro semestre disputaram apenas o Torneio Rio-São Paulo, e sendo assim com a eliminação precoce na competição o Santos tratou de demitir Celso Roth e contratou Émerson Leão. Sem condições financeiras, o clube acreditou nos garotos que estavam saindo das categorias de base, uma geração de desconhecidos como Alex, Paulo Almeida, Preto, Renato, Elano, Robinho e Diego. Ao final da primeira fase, a equipe santista conseguiu a classificação apenas em oitavo lugar, na última rodada após uma combinação de resultados graçás a sua vitória de 3x0 sobre o São Caetano no ABC, e com isso enfrentaria a equipe do Sãõ Paulo que teve a melhor campanha do campeonato, e com isso, não deu outra duas vitórias: 3x1 no Alçapão e 2x1 no Morumbi, Santos classificado e enfrentaria a equipe do Grêmio com o primeiro jogo na Vila Belmiro.

Eu estava presente, tinha apenas 10 anos de idade e estava indo a Vila Belmiro pela primeira vez, e confesso que a emoção foi grande, fiquei impressionado pela festa da torcida santista, as ruas tomadas de torcedores e quando entrei no estádio, levei um grande susto com a proximidade com o gramado, fiquei fascinado com a qualidade de visão do campo.

Eram cerca de 25 mil torcedores, estava muito, mas muito lotado que eu fiquei na ponta da arquibancada e tão cheio que estava o estádio. Me lembro de jogar papel higiénico no gramado e de segurar uma bexigas brancas, pretas e amarelas, era muito lindo. Assisti a partida onde fica a principal torcida organizada do time: Torcida Jovem do Santos, álias uma bela experiência.

O jogo começou de forma fácl para o Santos, com a dupla de ataque Robinho e alberto infernizando a defesa gaúcha, logo aos 12 minutos, o lateral Maurinho cruzou para a área, o goleiro Danrlei furou, Robinho dominou a bola e com a marcação de dois defensores, pedalou e bateu para rede do lado de fora, era o inicio do massacre, aos 14 minutos, Robinho e Alberto tabelaram bonito, o camisa 7 girou pela marcação e bateu forte no meio do gol.

O Santos perderia um gol incrível, aos 17 minutos, quando depois de uma bela troca de passes, Robinho deixou Robert na cara do gol, mas o meia chutou para cima, mais uma chance desperdiçada, logo em seguida, Paulo Almeida tocou para Robert que sozinho chutou para o gol, desta vez a bola passou raspando a trave do time do Grêmio.

A pressão enfim daria uma boa alegria a torcida santista, aos 37 minutos Alberto fintou e cortou Claudiomiro e com espaço, marcou um golaço de fora-da-área, Santos 1x0, na arquibancada, eu quase caí fui seguro pelo meu pai e meu primo, pois estava muito lotada a
Vila Belmiro, mas enfim era o inicio do que seria uma tarde histórica. Antes do final da primeira etapa, aos 46 minutos, Robinho ajeitou e de longe chutou para o gol e o goleiro Danrlei pegou e largou a bola.


      Diego em uma bela tarde, mas ofuscado por Robinho e Alberto(acervosantista.com)

O segundo tempo seria realmente eterno para todos os santistas, mas, de deixar o torcedor preocupado no inicio, pois, as chances de gol, voltaram a ser desperdiçadas, primeiro aos 9 minutos, com  Paulo Almeida, que de longe deu uma pancada de pé direito para uma linda defesa do goleiro Danrlei, e aos 13 com Robinho sozinho na área cara-a-cara com o gol e perdeu chutou para fora, e isso preocupava torcida que via sua equipe tendo oportunidades de aplicar uma goleada histórica no time do Grêmio.

Mas a torcida santista voltaria a vibrar novamente aos 24 minutos, depois de uma boa tabela entre Diego e Maurinho, o camisa 10 chutou fraco para o gol, porém, Alberto foi rapidamente para a bola com a marcação, e de letra, lindo, lindo fez mais um golaço, Santos 2x0, agora ninguém segurava o caldeirão que se transformava a Vila Belmiro, muita festa do torcedor.

Se a festa estava armada, ela ficaria muito melhor aos 27 minutos, depois que Anderson Polga foi expulso após mais uma pancada, das vária que o zagueiro aplicou no craque Robinho, pois se não se pode para-lo jogando futebol, batendo talvez se consiga mas com cartão é claro. A falta foi cobrada por Diego, que chutou na trave, no rebote quase que o zagueiro Claudimiro faz contra, sem querer ele tocou na trave e para escanteio.

Aos 35 minutos viria o show, o zagueiro André Luis, deu um lindo passe de cobertura para Robinho, que de forma majestral tocou por cima do goleiro Danrlei, Santos 3x0, agora sim torcedor pode gritar olé.

O clima ficou tenso aos 41 minutos, quando após falta  de Robert sobre Rodrigo Mendes, que não gostou e com isso, os jogadores começaram a se estranhar, o goleiro Danrlei e o meia Diego, trocaram empurrões e o camisa 10 santista, foi agredido pelo goleiro gremista, mas o fraco juiz não deu cartão algum para nehum jogador, uma confusão que era esperado pelo fato de o time estar perdendo e com um a menos. No final do jogo, quase que o time santista conseguiu o quarto gol, Robinho recebeu dentro da área e bateu forte, o goleiro Danrlei desviou de leve, o suficiente para evitar o gol, e com isso o terminou o massacre alvinegro sobre o time do Grêmio que no jogo de volta venceu por 1x0 gol de Rodrigo Mendes, e na final todo mundo sabe mas um show dos meninos da vila que foram campeões brasileiros de 2002.


Um time inesquecível, este é o meu jogo eterno, saí da Vila Belmiro muito feliz e mais apaixonado por este clube que até hoje só me dá alegrias, com novas conquistas.

Data: 01/12/2002
Local: Vila Belmiro
Público: 25.000
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Gols: Alberto aos 37 do primeiro tempo; Alberto aos 24 do segundo tempo, e Robinho, aos 37 minutos do segundo tempo.
Cartões: Amarelo:
Santos; Robinho, André Luis, Diego.
Grêmio; Claudiomiro, Elton, Adriano e Rodrigo Mendes
Cartão Vermelho: Grêmio: Anderson Polga


Santos:
Fábio Costa; Maurinho, Preto, Alex e Michel; Paulo Almeida, Renato, Robert (Douglas) e Diego; Alberto e Robinho.
Técnico: Émerson Leão.

Grêmio:
Danrlei; Ânderson Polga, Claudiomiro e Adriano; Anderson Lima, Émerson, Lauro (Élton), Rodrigo Mendes e Adriano; Rodrigo Fabri (Samuel) e César (Fernando).
Técnico: Tite.


Postado por: Guilherme Sernajoto








Um comentário:

  1. Aqueles moleques jogavam muito, o time começou desacreditado e se classificou com uma sorte danada, mas na reta final do Brasileirão o time deu "liga" e jogava um futebol fantástico, alegre, irreverente, enfim o verdadeiro futebol brasileiro. Eu tive o prazer de vê-los jogar. Era um timaço, e o mais legal é que só tinha moleques. Parabéns Sernajoto

    ResponderExcluir