quinta-feira, 28 de julho de 2011

Do massacre ao sufoco, São Paulo vence mais uma fora de casa

  O futebol tem das suas excentricidades. Como pode um time estar vencendo de goleada e, pouco depois, estar passando sufoco para segurar a vitória? Ou a torcida do time vencedor sair do estádio irritada, enquanto a torcida da equipe derrotada fica orgulhosa de seus representantes em campo? Pois bem, tudo isso foi visto na noite desta quarta-feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, onde o São Paulo chegou a abrir 4x0, mas deixou o Coritba reagir e passou sufoco para vencer por 4x3.

Carlinhos comemora o primeiro dos quatro lindos gols tricolores. (Agência Estado)

Com o técnico Adílson Batista repetindo a mesma escalação do empate em 2x2 contra o Atlético-GO, no sábado, no Morumbi, o São Paulo começou o jogo se segurando na defesa, apostando na tática de jogar nos erros adversários. Afinal, em 23 jogos em casa no ano, o Coritiba havia vencido nada menos que 21, empatado um e só perdido uma única vez, ainda assim porque jogou com o time reserva. E, aproveitando-se da força do Couto Pereira, o Coxa foi para cima e, antes de o relógio completar um minuto de jogo, Rafinha já carimbou a trave direita de Rogério Ceni. Durante os quinze minutos seguintes o que se veria era exatamente um Coritiba agredindo e um São Paulo se defendo. Se a defesa tricolor segurava o ataque paranaense, a equipe alviverde não dava espaços para os contra-ataques são-paulinos. Até que, aos 17 minutos, o Tricolor resolveu sair da toca - e o fez de forma letal. Wellington dominou a bola e tocou para Lucas, que deu belo passe para Carlinhos Paraíba. Recebendo uma chuva de vaias da torcida coxa-branca, o camisa 20 deu um chutaço de fora da área, marcando um golaço e calando o Couto Pereira: 1x0 São Paulo.
  Seis minutos depois, veio o segundo gol. Rhodolfo fez o lançamento, a defesa paranaense errou a linha de impedimento e Juan entrou livre, para encobrir o goleiro Edson Bastos e marcar, finalmente, seu primeiro gol com a camisa do São Paulo, um belo gol, por sinal: 2x0.
  Letal, o Tricolor só esperou mais sete minutos para voltar a estufar as redes alviverdes. Aos 30 minutos, após linda troca de passes envolvendo Rivaldo, Lucas e Dagoberto, o camisa 25 recebeu cara-a-cara com Edson Bastos e tocou no canto do goleiro: 3x0 São Paulo. Aos 41, Davi foi expulso, deixando o Coxa com um a menos.
Lucas marcou um gol de placa em Curitiba. (Lancenet)
  No 2º tempo, o Coritiba não pôde nem respirar. Aos nove minutos, Eltinho errou a saída de bola. Lucas roubou e bateu da intermediária, marcando um gol espetacular: 4x0 São Paulo, com quatro gols espetaculares.
  A partir daí, o São Paulo ficou no toque de bola. Vez ou outra, chegava com certa objetividade ao gol de Edson Bastos. O Coritiba estava morto em campo, até achar seu gol. Após cobrança de escanteio, aos 22 minutos, a bola rebateu na defesa tricolor. Enquanto os outros jogadores pediam um inexistente pênalti, Rafinha bateu de fora da área, diminuindo para o Coxa: 4x1.
  A partir daí, o Coritba acordou no jogo. O São Paulo, por sua vez, passou a assistir à equipe do Sul dominar a posse de bola e sequer se esforçava na marcação. E o resultado foi óbvio, com o Coxa marcando seu segundo gol, aos 29 minutos, com Bill entrando como quis na defesa são-paulina e, mesmo caído, concluindo para as redes de Rogério Ceni: 4x2.
  Depois desse gol, o Cortiba se inflamou. Sua torcida, que permanecera calada praticamente o jogo inteiro, voltou a cantar em plenos pulmões. Já o São Paulo, demonstrou-se totalmente perdido em campo. O Coxa vinha forte para o ataque, e o São Paulo continuava sem força alguma na marcação. E, ao 41 minutos, aconteceu o que vinha se desenhando: o terceiro gol do Coritiba, mais uma vez marcado por Bill, que subiu praticamente sozinho, sob marcação frouxa de Jean, após cobrança de escanteio.
  Dali em diante, foi um sufoco. Entusiasmado, o Coritiba foi todo na pressão, enquanto o São Paulo resumia-se em abafar todas as bolas na defesa. Ainda assim, teve uma chance de marcar o quinto gol, numa descida de Marlos e Dagoberto, na qual o camisa 25, ao invés de finalizar, rolou para o meia, que perdeu a bola.
Adílson Batista conquistou sua primeira vitória no São Paulo.
(Lancenet)
 Final de jogo, e o São Paulo venceu por 4x3. Um sufoco totalmente desnecessário, para quem aplicava uma sonora goleada. Se por um lado a partida demonstrou o poder de fogo do São Paulo, que teve aproveitamento brilhante no ataque, e com uma plasticidade incomum, também escancarou a deficiência da equipe diante de uma vantagem enorme. Uma equipe não pode, de forma alguma, cair de forma tão vertiginosa como fez o São Paulo em Curitiba. Com bem disse o meia Lucas, após o jogo, pode ser que numa próxima vez a equipe não tenha a mesma sorte e veja uma vitória garantida ser jogada na lata do lixo.
  De resto, agora é esperar para ver o que o Tricolor tende a render sob o comando de Adílson Batista. Embora as duas partidas do time sob seu comando tenham escancarado erros, vi muita coisa boa. Ainda têm jogadores para estreiar, como o paraguaio Piris e o argentino Cañete, que pode estar à disposição no final de semana. O São Paulo tem agora um bom elenco, e ainda conta com uma força absurda fora de casa. Essa foi a quinta vitória em sete partidas fora do Morumbi. Claramente, um fator diferencial para quem quer chegar em um posto de destaque no campeonato.
  Agora, o São Paulo se prepara para voltar a campo no domingo, às 16 horas no estádio do Morumbi, contra o Vasco. Apesar de os cariocas também fazerem grande campanha, a vitória é obrigatória para continuar a caça ao líder Corinthians, que ainda tem três pontos de vantagem.

Ficha técnica:
Coritiba 3x4 São Paulo
Estádio: Couto Pereira (Curitiba)
Gols: Carlinhos Paraíba (SP), aos 17', Juan (SP), aos 23' e Dagoberto (SP), aos 30'/1ºT; Lucas (SP), aos 9', Rafinha (COT), aos 21' e Bill (COT) aos 34' e aos 41'/2ºT.
Cartão amarelo: Rafinha, Davi, Maranhão e Jonas (COT); Juan, Wellington, Lucas e Denílson (SP).
Cartão vermelho: Davi (COT), aos 41'/1ºT; Denílson (SP), aos 45'/2ºT.


Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho (Éverton Ribeiro, 22'/2ºT); Gil (Maranhão, no intervalo), Léo Gago, Rafinha e Davi; Marcos Aurélio (Anderson Aquino, no intervalo) e Bill
T: Marcelo Oliveira


São Paulo: Rogério Ceni; Jean (Luiz Eduardo, 45'/2ºT), Xandão, Rhodolfo e Juan (Cícero, no intervalo); Denilson, Wellington, Carlinhos e Rivaldo (Marlos, 13'/2ºT); Lucas e Dagoberto
T: Adilson Batista


Postado por Éder Moura





Nenhum comentário:

Postar um comentário