quarta-feira, 25 de maio de 2011

Meu Jogo Eterno: Dia 04/06/2000: O dia em que Euller se engasgou com o anzou!!!

                                 Últimos minutos de um jogo eterno(acervosantista.com.br)

O Campeonato Paulista de Futebol de 2000 teve o São Paulo como campeão e França, também do São Paulo, como artilheiro, com 18 gols. O vice-campeão foi o Santos.
O torneio teve dezessete participantes pois o América foi rebaixado para a Série A-2 após a primeira fase, sendo substituído na segunda fase pelo Botafogo, campeão do primeiro turno da Série A2. Curiosamente, o Botafogo bateu nessa final o São José e na fase anterior o Ituano, os dois clubes que haviam sido rebaixados à Série A2 em 1999. Se um deles tivesse sido campeão da fase, disputariam a primeira divisão do Campeonato Paulista no ano seguinte ao seu rebaixamento.
Fonte:Wikipédia

O Santos já estava há 16 anos longe de uma decisão de Campeonato Paulista. Mas, em 2000, o Peixe conseguiu chegar a uma decisão em uma disputa emocionante com o Palmeiras de Felipão. O primeiro jogo da semi-final havia terminado empatado em 0 x 0. O Palmeiras tinha a vantagem do empate pela melhor campanha na primeira fase. Como o Palmeiras estava na disputa da Libertadores contra o Corinthians, a expectativa de todos era que Felipão entrasse com o time misto, como fizera no primeiro jogo. Mas ele surpreendeu e escalou o time principal.
Fonte: Clássico é Clássico

Era um domingo de manhã, mas precisamente 11 horas, ou seja, muito cedo e tínhamos no Morumbi um público maravilhoso. De um lado um grande time que um ano antes, havia conquistado a América, e do outro lado um time que tinha fome de títulos para sua grande e apaixonada torcida. Era Palmeiras e Santos o jogo, que buscavam a oportunidade de uma classificação para a grande final onde enfrentariam o também grande São Paulo Futebol Clube.


Um empate, classificava o Palmeiras, então era obrigação do Santos vencer ou vencer, para chegar a uma final de Campeonato Paulista depois de 16 anos, e com isso era esperado um grande jogo, com Alex,  Arce, Paulo Nunes, Oséias,entre outros pelo lado palmeirense e do lado alvinegro, apenas Dodô como grande estrela mas também com jogadores de qualidade como Anderson Lima, Narciso, Baiano, e Caio(atualmente comentarista da rede globo).


A diferença das duas equipes era evidente e isso foi sendo mostrado aos poucos durante a partida, onde o Palmeiras pressionou o tempo todo,até que aos 33 minutos, falta para o Palmeiras, Rogério levanta para a área e o grande zagueiro e ex santista Argel cabeceou no ângulo direito de Fábio Costa, Palmeiras 1x0 em muita festa da torcida alviverde. 


Para o peixe, teria de virar o jogo para assim garantir a vaga, e começou a pressionar o adversário, e as chances foram acontecendo mas, os espaços na defesa também e o time palmeirense sabia disso, e com o ataque criando mas não sendo eficiente, a segunda etapa reservaria grandes emoções para toda a nação santista, com as entradas do criticado Dodô e de Eduardo Marques (que depois teria um boa passagem pelo Atlético Mineiro), feitas pelo então técnico Giba mas, o segundo tempo começaria melhor para o lado verde, aos 8 minutos, Lançamento de Rogério para Euler para dentro da área, o camisa 9 furou mas mesmo assim tocou na bola que foi para o outro lado da área santista, p goleiro Fábio costa, saiu mal na dividida com Pena, a jogada sobrou para Rogério que cruzou mais uma vez para o gol santista e assim apareceu o matador Euler para ampliar o placar, Palmeiras 2x0, e na comemoração, o atacante fez gestos de que estava pescando o peixe, ou seja, provocando a torcida santista e toda a equipe do Santos que agora precisaria de três gols para se classificar em apenas 40 minutos, o que para um clássico é muito mas muito difícil.


Este segundo gol apenas aumentou a raça santista que se motivaram por essa provação e assim o porco, torceria o rabo, e aos 23 minutos, a torcida santista iria manter suas esperanças com o primeiro gol do peixão, marcado por Eduardo Marques que, depois de uma linda pedalada para cima de junior, ajeitou para perna esquerda e fuzilou no ângulo direito de Marcos, Santos 1x2 Palmeiras, e a torcida começou a se agitar e cantar a música que hoje é copiada pelos palmeirenses " Santos o time da virada, Santos o time do amor", e isso fez com o time tirasse aquele famoso gás extra para fazer o que para muitos, foi uma das mais fantásticas viradas em um clássico no futebol paulista e, aos 33 minutos, escateio para o peixe, na cobrança Robert cruzou para Anderson Luis, que subiu uns dois metros, para empatar o jogo com uma linda cabeçada, também no ângulo, Santos 2x2 Palmeiras, um resultado que ainda favorecia o alviverde.


A pressão que já era grande, ficaria enorme após o gol e o time do Palmeiras, estava atordoado com as pancadas que levara do alvinegro praiano, pois o jogo e o clima eram todos favoravéis para a virada heróica, arrepia só de falar de como foi gostoso os últimos minutos do jogo, era impressionante ver um time que nos primeiros 45 minutos, foi medíocre e nos últimos 45, um gigante que jamais seria batido pelo adver´sario daquela manhã, e os últimos lances da partida, seriam de chutão para afastar a bola pelo lado palestrino, e de muita raça e amor ao manto sagrado por parte do glorioso alvinegro praiano. 


O clima era tenso, Pena e anderson Luis, discutiam o tempo todo, os jogadores estavam com os nervos a flor da pele, mas a diferença entre ambos era a vontade e isso os guerreiros santista tinham de sobra além do mais após empatar uma partida dificílima como essa, o jeio era um atacar e ou outro contra-atacar e foi assim esses minutos, a pressão uma hora iria resultar em gol e foi assim que aconteceu, assim como era dramático o jogo.


A virada seria e aos 45 minutos, Rubens Cardoso chutou para o gol, Nenem desviou para escanteio, na cobrança de Robert, a bola passou por todo mundo e sobrou para Deivid, que escorregou mas mesmo assim tocou para Eduardo Marques, que disparou um bomba, Marcos defendeu, na sobra Robert levantou, e Claudiomiro e Marcos dividiram, a bola sobrou limpa limpa e em condição legal para Dodô empurrar para o gol vazio, eu fico emocionado e arrepiado de narrar este lance, pois essas palavra são poucas para definir a emoção e raça do terciero gol santista, Santos 3x2 e o Morumbi era naquela manhã, o Alçapão o mar santista,, os torcedores do Palmeiras, não acreditavam no que viam, era impressionante a virada do Santos, e os jogadores também não acreditaram, era impressionante a virada do peixe.


Dodô fez sinais para a torcida palmeirense calar a boca, e Euller, se engasgar com o anzou que havia lançado ao mar santista, e assim restariam três minutos para o fim daquele épico jogo, o time palestrino, buscava forças para jogar, pois o seu torcedor não tinha mais para torcer, apenas ficavam olhando perplexos para o campo, e aos 48 minutos, o juíz Paulo Cesár de Oliveira apitou o final do jogo, final de um jogo que para min e para os milhares de santista no mundo foi e sempre será um jogo eterno.


Postado por: Guilherme Sernajoto


SANTOS (SP) 3 X 2 PALMEIRAS (SP)
Data: 04/06/2000
Campeonato Paulista / Semifinal
Local: Estádio do Morumbi
Árbitro: Paulo César de Oliveira e Ilson O. dos Santos
Gols: Argel 33/1º; Euller 08, Eduardo Marques 23, Anderson Luis 33 e Dodô 45/2º
PALMEIRAS: Marcos; Neném, Argel, Roque Júnior e Júnior; Galeano, Fernando, Rogério (Tadei) e Pena; Euller (Tiago) e Asprilla (Marcelo Ramos) / Técnico: Felipão.
SANTOS: Fábio Costa; Baiano (Eduardo Marques), André Luis, Claudiomiro e Rubens Cardoso; Preto, Anderson Luis, Robert e Valdo; Caio (Deivid) e Valdir (Dodô) / Técnico: Giba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário