domingo, 22 de maio de 2011

Corinthians ganha de virada por 2x1 e estreia bem no Brasileiro

O Corinthians começou bem o Brasileirão, em Porto Alegre, o time venceu o Grêmio de virada por 2x1. Gol de pênalti de Douglas. Chicão e Liedson, (depois de quase um mês sem marcar), garantiram os três pontos para o Timão. Aliás, foi a 1° vez que o Grêmio perde em casa em uma estreia de Campeonato Brasileiro, um grande feito conquistado pelo alvinegro paulista.

Chicão comemora seu gol de pênalti, começava a reação (Foto: Roberto Vinícius/AE)

Mas antes de falar do jogo, vamos aqui traçar um perfil do time do Corinthians, para o longo campeonato que se inicia. O time tem algumas deficiências, que serão diminuídas quando os reforços puderem jogar. Vamos começar com a defesa, o goleiro é uma incógnita, é bom tecnicamente, mas tem falhado muito. O lado direito da defesa é bom, mas sem reservas do mesmo nível. Vamos ver se Eldinho, que será o reserva de Alessandro, tem futebol para jogar em um time grande. O lado esquerdo da defesa, Leandro Castán começa a se destacar, por isso, merece um voto de confiança. Já Fábio Santos é fraco e um novo lateral esquerdo é necessário. Ralf tem qualidade. Paulinho parece jogador de time pequeno, e um novo 2° volante seria desejável, Ramírez é esforçado, mas é outro que precisa mostrar mais.
No meio campo, Alex chega com uma enorme responsabilidade, futebol ele tem e muito, tem tudo para encher os olhos da fiel com sua habilidade. Outro meia, para jogar do lado direito seria ótimo, até por que Morais, não passa confiança. Por enquanto Tite tem Danilo, Morais, Ramírez, e pode improvisar Jorge Henrique, o que acaba com o futebol do atacante, que rende jogando do lado do campo. Foi especulada uma troca entre Jorge Henrique e Andrezinho do Internacional, o que seria ótimo por que o meia do time gaúcho é um excelente jogador.
 No ataque, Emerson teve destaque nos times que jogou no Brasil, eu prefiro esperar para ver se vai jogar bem no Timão, futebol o “Sheik” tem. Liedson tinha caído de produção, mas como eu disse em “posts” anteriores, o problema era que a bola não chegava pela ineficiência na criação das jogadas. Então, o “Levezinho” continua prestigiado, além de ser um jogador com cara de Corinthians. O Imperador Adriano, só deve voltar aos gramados em setembro, se não tiver nenhuma outra contusão, é um nome que impõe respeito, desde que jogue bola, o que faz há tempos. Se estiver bem e com disposição, pode virar ídolo no Corinthians, mas vai ter que jogar muito para apagar a imagem que todos têm dele atualmente. O talismã William será importante na competição. E o técnico bem, só os resultados positivos para manter o contestado Tite. Enfim, o time é bom, reforços chegaram e podem chegar mais, se o time se acertar, pode brigar de igual para igual com qualquer um, se não vai brigar no máximo pela vaga na Libertadores. Meu palpite é que o coringão fica entre os cinco primeiros da competição, com grandes chances de título.
Bom, agora vamos falar do jogo contra o Grêmio. Com as saídas de Bruno César e Dentinho vendidos, e Jorge Henrique no banco, a base foi mantida, do time vice-campeão Paulista. Tite apostou no 4-4-2, com dois meias, Ramírez e Morais e dois centroavantes, com William e Morais se revezando no comando do ataque. O time mostrou vontade, mas não levou perigo ao gol do tricolor gaúcho, no 1° tempo. Já na defesa, o Grêmio começou marcando pressão, mas logo se segurou em campo, e teve oportunidades apenas em uma cobrança de escanteio, que Douglas quase fez olímpico, e Julio César se esticou todo para defender e quando Junior Viçosa quase fez ao tentar mandar de voleio, cruzamento da direita. O jogo foi estudado e as duas equipes se respeitando, sem deixar espaços para o adversário.
No 2° tempo, o tricolor gaúcho começou com a posse de bola e buscando abrir o placar. Aos  13 da etapa final, Leandro invadiu a área e foi derrubado por Castán. Douglas bateu  para um lado e  Julio César foi para o outro, 1X0. Pouco tempo depois, aos 20, Liedson recebeu na área e passou o pé por cima da bola tentando a finta, Lúcio atingiu o atacante, pênalti. Chicão bateu e Victor se esticou todo, quase defendendo, mas a bola foi para a rede, 1x1 .

Liedson fez o 2° gol   (Foto: Edu Andrade/AE)
 O Timão melhorou e estava melhor, aos 30, lateral na direita, Alessandro cobrou, Danilo resvalou e Liedson como um raio, foi mais rápido que o zagueiro e deu um voleio na bola, um golaço. Victor ficou pedindo impedimento que não houve, 2x1 Corinthians.
O detalhe é que o atacante estava a quase um mês sem marcar, e a escrita segue mantida, toda a vez que o camisa 9 marcou, o Corinthians venceu. Depois foi segurar o jogo, quase deu tempo de fazer o 3°, mas Paulinho bateu fraco em rápido contra-ataque e o goleiro mandou para escanteio. No fim o jogo acabou mesmo no 2x1. No Olímpico, em Porto Alegre o Corinthians começou sua trajetória no Brasileirão com vitória, de virada, uma vitória importante para dar moral ao time. Na próxima rodada, no domingo dia 29,o Timão pega o Coritiba, às 16 horas, no Pacaembu.
Ficha Técnica:
GRÊMIO 1 X 2 CORINTHIANS

Local:
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de maio de 2011 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (PE) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos: Ramírez, Paulinho, Chicão e Jorge Henrique (Corinthians)
Gols: GRÊMIO: Douglas, aos 13 minutos do segundo tempo; CORINTHIANS: Chicão, aos 20, e Liedson, aos 27 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rodolfo (Escudero) e Neuton; Rochemback, Adilson (Willian Magrão), Lúcio e Douglas; Leandro e Júnior Viçosa (Lins)
Técnico: Renato Gaúcho

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Ramírez (Moradei) e Morais (Danilo); Willian (Jorge Henrique) e Liedson
Técnico: Tite
postado por Felipe Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário