domingo, 15 de maio de 2011

Corinthians esbarra nas próprias deficiências e fica com o vice campeonato do Paulistão

Na final do Campeonato Paulista 2011 o Corinthians perdeu do Santos na Vila Belmiro, por 2x1 e viu o time da baixada levar o bicampeonato. Com o resultado o time praiano confirma a boa fase após a chegada do treinador Muricy Ramalho e confirma a tese de que é a melhor equipe do futebol brasileiro na atualidade.
O Corinthians novamente fez uma partida tecnicamente horrível e mereceu perder, o time precisa de mudanças por que a perda do Paulista e a eliminação precoce da Libertadores demonstraram o quanto o Timão precisa de reforços e de uma faxina no elenco. Não é que a derrota tenha transformado o time em uma porcaria, mas convenhamos, existem jogadores no Corinthians que deixam a desejar. As posições os torcedores têm na ponta da língua, zagueiro, lateral esquerdo, volante que sai para jogar, meia, atacante. O treinador Tite tanbém tem seu trabalho contestado por parte da torcida.

Dentinho reflexo do Corinthians na temporada, muito mal  (Foto:EFE)
Antes de falar da decisão contra o Santos, vamos aqui fazer um balanço do Corinthians no primeiro semestre, aliás, no ano do Centenário, o Timão não ganhou nada, perdeu um campeonato Brasileiro que estava em suas mãos, mas fraquejou quando não podia, nas três últimas rodadas, e viu o penta nacional ir para o Rio de Janeiro, na Libertadores deste ano uma humilhante eliminação para o desconhecido Tolima da Colômbia, em dois jogos que a equipe se portou de maneira ridícula, demonstrando ter um elenco fraco e um time razoável. Com a aposentadoria de Ronaldo, que já foi fenômeno, mas estava sem condições de praticar futebol profissional e a saída inesperada de Roberto Carlos, o Timão ficou sem os medalhões, com jogadores comuns. No Paulistão, convenhamos que a primeira fase não serve de parâmetro, no mata mata contra o Palmeiras, contra o Santos e nos clássicos na 1° fase ( a excessão foi os 3x1 contra o Santos no Pacaembu na 1° fase) o time jogou mal em todos os jogos. Um time com uma defesa inconstante, tirando Chicão e Alessandro, os demais ainda precisam provar que merecem jogar com a camisa alvinegra, Ralf tem crédito, agora o jogador que era de suma importância para o Timão, o volante Paulinho, aquele que desafogava o time e era responsável pela transição rápida da defesa para o ataque, mostrou que some em jogos importantes e parece ser jogador de time pequeno, Paulinho ainda merece uma oportunidade, mas precisa mostrar mais. Bruno César e Dentinho, neste ano não jogaram bola, estão tendo uma péssima temporada, no caso do meia já é certo sua saída, já Dentinho segue indefinida sua transferência para Europa, a torcida espera que os dois saiam logo. Liedson teve queda de rendimento, mas a bola não chega no centroavante já que os meias e a dupla de atacantes não criam nada. Então, o centroavante segue prestigiado. Jorge Henrique, está muito mal tecnicamente, o atacante reclamou que está jogando fora de posição, que está tendo que jogar mais pelo meio, ajudando na marcação, mas a verdade é que o atacante está muito mal, não ganha uma jogada, apenas corre, mas tem faltado qualidade. O técnico Tite não deu padrão tático para o time, o Corinthians hoje é um time sem jogadas ensaiadas e um time sem movimentação no ataque, um time lento.
O presidente Andrés Sanchez promete reforços, o atacante Gilberto do Santa Cruz, o meia Alex, o volante do Caxias Edenílson já são dados como certo, Andrés ainda promete mais três reforços.
Bom depois de constatada a situação atravessada pelo Timão, vamos ao jogo contra o Peixe. Desde já digo que o Corinthians jogou muito mal, nem parecia que estava em uma final, faltou um Ronaldo (o goleiro), um Rincón, um Marcelinho, um Vampeta, um Ricardinho, um Christian, enfim faltou um jogador com alma de Corinthians, um time com brio, faltou um cara que levantasse a torcida, um guerreiro em campo.
No 1° tempo o Corinthians novamente assistiu o Santos jogar, sem velocidade e criatividade no ataque, o goleiro Rafael não pegou uma bola na etapa inicial. O Santos perdeu alguns gols, Léo, após tabelar com Arouca perdeu o 1° deles ao chutar por cima aos 7. Aos 16, Arouca escorou cruzamento de Zé eduardo e fez 1x0. Aos 18 Jorge Henrique bateu de fora da área, mas a bola saiu por cima do gol de Rafael. O jogo seguia travado sem chances de gol para as dua equipes. Aos 33, Arouca pegou rebote da entrada da área e soltou uma bomba de primeira, a bola explodiu na trave. Aí o Santos foi para cima e o Corinthians só se defendia, vendo o Santos jogar. A defesa do Corinthians tentava parar o Santos na base da linha de impedimento, Neymar começou a aparecer, primeiro deu belo passe para Alan Patrick aos 39 mandar para cima. Na chance mais perigosa do Corinthians, Chicão levantou a bola na área em cobrança de falta, J.Henrique subiu sozinho mas não alcançou a bola qua passou raspando a trave. Aos 42, Neymar recebeu bola nas costas de Chicão que tinha parado para fazer linha de impedimento, ao ficar frente a frente com Julio César, o atacnate deu o chute no vácuo de Valdívia tentando tirar o goleiro da jogada, como Julio ficou de pé no lance, Neymar na conclusão bateu em cima do arqueiro. Assim o 1° tempo acabou 1x0 para sorte do Corinthians. Os jogadores do Peixe saíram reclamando que o placar era pouco.


Alessandro exemplo de raça (Foto:AP)
 Para o 2° tempo, Tite decidiu colocar William no lugar do apático Dentinho, o Corinthians ficava com a bola, mas não criava, Durval tirava todas na zaga santista, o timão pecava pela falta de criatividade. Neymar era o único que levava perigo a defesa do Timão. Aos 12, Neymar fez fila na defesa mas mandou para fora. Aos 15 William mandou uma bomba que Rafael defendeu. O Corinthians tentava mas sem ser incisivo, o time tentava mais não empolgava,  faltava alguém com poder de decisão. Neymar aos 36 desperdiça contra ataque ao fazer fila na defesa e Chicão desarmar o atacante, na sequência a bola chega em William que faz fila na defesa do Santos, o atacante vai da esquerda para direita com velocidade tirando a defesa do Peixe, mas Jorge Henrique manda para fora. Aos 38, Neymar recebe na esquerda, entra na área e bate por debaixo das pernas de Chicão, a bola foi fraca nas mãos de Julio César que engoliu um frangaço e deixou a bola escapar das suas mãos, chovia na Vila, mas a falha foi gritante, 2x0 Santos e o título assegurado. O Corinthians diminuiu dois minutos depois com Morais. O Timão ainda tentou o empate mas o Santos fez cera, segurou o quanto pode o jogo, o juiz foi conivente com o anti-jogo santista, mas o título foi merecido. Depois da chegada de Muricy, o Peixe estava à dez partidas invicto, seis sem tomar um gol, era a equipe que procurou jogar e fez por merecer o título, o Corinthians teve que se contentar com o 2° lugar, o que foi justo também, já que não jogou nada nos dois jogos. Com a conquista, a quarta nos últimos seis anos, o Peixe chega ao bicampeonato e ao 19° título do Paulistão e foca agora o tri da Libertadores.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X CORINTHIANS

Local
: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 15 de maio de 2011, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: David Botelho Barbosa e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Claudinei Forati Silva e Leonardo Ferreira Lima (ambos de SP)
Cartões Amarelos: Elano, Léo, Neymar e Pará (Santos); Chicão e Liedson (Corinthians)
Gols: SANTOS: Arouca, aos 16 minutos do primeiro tempo, e Neymar, aos 38 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Morais, aos 41 minutos do segundo tempo

SANTOS: Rafael; Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Alan Patrick (Rodrigo Possebom); Neymar e Zé Eduardo
Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Cachito), Bruno César (Morais) e Jorge Henrique; Dentinho (Willian) e Liedson
Técnico: Tite
postado por Felipe Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário