sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Corinthians empata com São Paulo por 0x0, respira um pouco e diminui a crise

  Depois de perder para o Santos no domingo, a pressão aumentou no Corinthians, após o treinador Tite tirar da equipe que enfrentou o São Paulo, o zagueiro e capitão do time Chicão, um dos líderes do elenco, a pressão esteve a ponto de ficar insustentável no elenco alvinegro. Ao saber que seria reserva no clássico, Chicão pediu para não ser relacionado para o jogo, alegando "não ter cabeça" para ficar na reserva, Chicão causou um mal-estar na equipe, alguns jogadores não aceitaram a atitude do zagueiro, inconformado com o banco de reservas.
Ralf disputa a bola com Lucas
Ralf criticou atitude de Chicão, em campo volante jogou bem e dominou
o meio campo no 2° tempo. Foto: Jorge Araujo/Folhapress
  Ralf chegou a condenar publicamente a atitude do ex-capitão, alguns jogadores defenderam Chicão e outro resolveram colocar panos quentes. Contudo o Timão ainda não se livrou do tormento que tem passado nas últimas rodadas, quando predera a liderança da competição e o bom futebol do início do campeonato. O time vem se arrastando e não demonstra a força necessária para emergir como campeão brasileiro, porém como este campeonato está equilibrado, sem nenhuma equipe despontando rumo ao caneco, tudo pode acontecer, e o Corinthians mesmo com os problemas apresentados até aqui vai brigar pelo título até o fim.
  No clássico contra o São Paulo, o importante para o Corinthians era não perder, o time precisava melhorar a auto-estima, e o empate era um bom resultado, a derrota é que seria uma tragédia de proporções imensas no Parque São Jorge.
Wallace vai mais alto para tirar a bola da área do Corinthians
Com a mudança na zaga, o time voltou a não tomar gols depois de muito
tempo, zaga esteve sólida. Foto: Junior Lago/UOL
  Tite resolveu mudar a equipe, trocou a dupla de zaga, colocou Paulo André
e Wallace na defesa, Leandro Castán foi para lateral esquerda, já que Ramon contundido ficou fora e Fábio Santos, titular se recuperava de cirurgia no ombro, porém com o pedido de dispensa do banco de reservas por Chicão, Fábio Santos foi chamado as pressas para completar o banco, pois o time não tinha nenhum zagueiro para compor o grupo na partida contra o Tricolor.
  Com a mudança, Tite aumentou a estatura da zaga, que vinha tomando muitos gols de cabeça, colocou zagueiros que se não são brilhantes tecnicamente, mostram raça e vontade, jogam com seriedade e simplicidade, sem inventar. Uma postura que o time não apresentava nas últimas rodadas, um time sem vontade e sem correr, sem disposição tática e humildade.
  Com as alterações, o time não sofreu gols e foi duramente testado, já que no 1° tempo o Corinthians apenas se defendeu, e o time do Morumbi cansou de levantar bolas na área do Timão, em apenas uma ocasião o ataque tricolor venceu a defesa, mas a cabeçada de Casimiro bateu na trave. No resto a defesa do timão se portou bem, Wallace jogou firme, é verdade que bobeou em um lance, que conduziu demais a bola e viu Lucas apertar o zagueirão, na sequencia do lance, o mesmo Lucas bateu fraco e sem perigo ao gol alvinegro.
  Um detalhe que merece destaque aconteceu aos 30 min do 1° tempo, Leandro Castán sentiu uma contusão e teve que sair do jogo, para apreensão de todos, Tite resolveu colocar Fábio Santos, que revelou receio depois do jogo, de entrar e sentir o ombro novamente, mas com senso profissional e vontade, o lateral mostrou vontade de entrar e ajudar os companheiros,. vontade essa que parece faltar a atletas do atual elenco corinthiano. Fábio entrou, jogou bem, correu, dividiu, mostrou confiança, melhorou a saída de bola do time pelo lado esquerdo, marcou e na segunda etapa deu passe com precisão que Sheik desperdiçou a chance que poderia ter dado a vitória do Corinthians.
  No 1° tempo, o São Paulo assustou com Dagoberto, aos 4 min, quando o atacante recebeu na esquerda do ataque, cortou Alessandro e bateu rasteiro e cruzado para boa defesa de Julio Cesar. O Tricolor insistia em levantar bolas na área do Timão, pois com Lucas de costas para o gol, o jovem não conseguia dar suas arrancadas, com o time do Corinthians todo atrás, esperando erro do São Paulo para contra-atacar, o que não houve na primeira etapa, o time do Morumbi não tinha espaço para criar jogadas pelo chão.
  O time Tricolor assustou no fim do primeiro tempo, quando aos 42 min, Casimiro acertou a trave, aos 44 min, Wellington fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro, a bola atravessou todo gol do Corinthians e ninguém empurrou para o gol, Piris ainda tentou salvar o lance, mas bateu para fora. Em nova jogada, o lateral bateu, mas Alessandro salvou na pequena área. O São Paulo marcou a saída de bola do Timão, Willian voltava para ajudar na marcação do lado esquerdo da defesa do Timão, Paulinho ajudava na lateral direita, Ralf, Alex e Sheik fechavam o meio e Liedson prendia dois marcadores, o raio-X da partida era esse, sem força para o contra-ataque e marcando bem, o 1° tempo acabou 0x0, bom para o Corinthians.
Mais uma disputa de bola na área corinthiana: o time sofreu mais do que pressionou no primeiro tempo
São Paulo insitiu na bola área, desta vez a defesa do Corinthians foi bem
e suportou a pressão Foto: Junior Lago/ UOL
  Na segunda etapa, o Timão voltou marcando mais adiantado, Ralf cresceu e dominou o meio campo, o São Paulo não conseguia penetrar e seus atacantes foram diversas vezes flagrados em impedimento. O jogo ficou sendo disputado no meio campo, sem chances de gol para ambos os lados, o São Paulo não tinha força, nem competência para encurralar o Corinthians, o Timão errava os passes e parava na boa marcação do Tricolor, as duas equipes anulavam os ataques. Por incrível que pareça a melhor chance de gol na 2° etapa, foi do Corinthians, aos 28 min, Alex e Fábio Santos fizeram boa tabela pela esquerda e o lateral cruzou na cabeça de Sheik, entre os zagueiros tricolores, Emerson subiu sozinho e mandou por cima, chance clara de gol.
  O São Paulo nervoso em campo não assustava, aos 36 min Rodrigo Caio escorregou e a bola sobrou para Sheik que avançou e tocou na direira para Willian, a bola escapou do atacante que ficou sem um bom ângulo para finalizar, mesmo assim, willian bateu e Rodrigo Caio se recuperou no lance e cortou para escanteio, porém se Willian tivesse calma no lance e devolvesse para Emerson, o atacante ficaria de frente para o gol com Rogério e toda defesa são-paulina batida no lance.
Emerson lamenta chance perdida e o jogo termina em empate sem gols
Emerson jogou bem e poderia ter dado a vitória no clássico, atacante
predeu gol incrível. Foto: Junior Lago/UOL
  O castigo do desperdiço corinthiano poderia ter acontecido aos 39, quando em cruzamento para área, Alex cortou mal a bola e viu Wellington soltar a bomba, a bola bateu na rede pelo lado de fora, provocando alguns gritos de gol por parte da torcida que estava do lado contrário.
  Com o 0x0 o Corinthians segue na quarta colocação, mas o time se livra momentaneamente da crise e pode melhorar na tabela já no domingo, quando enfrenta o Bahia, às 16:00 horas, no Pacaembu, o time do São Paulo, vice-líder enfrenta o terceiro colocado Botafogo, no Rio de Janeiro e o líder Vasco joga fora de casa contra o pressionado Cruzeiro, com todo esse cenário, o Timão pode acabar a próxima rodada na liderança novamente, o que seria bom para melhorar o ambiente, o importante mesmo é o time acertar a defesa e melhorar suas ações ofensivas, melhorar o padrão de jogo e deixar o time mais equilibrado, forte e  consistente. Chicão segue fora,  Paulinho suspenso dá lugar para Edenílson e Danilo entra no lugar de Liedson que sentiu o joelho.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 0 X 0 CORINTHIANS
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 21 de setembro de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Público: 44.631 pagantes (44.950 total)
Renda: R$ 1.282.520,00
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Cartões amarelos: Casemiro (São Paulo); Paulinho e Emerson (Corinthians)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Piris (Rodrigo Caio), João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Carlinhos Paraíba, Casemiro e Cícero (Rivaldo); Lucas e Dagoberto (Marlos)
Técnico: Adilson Batista

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Paulo André e Leandro Castán (Fábio Santos); Ralf, Paulinho e Alex (Jorge Henrique); Willian, Emerson e Liedson (Danilo)
Técnico: Tite
postado por Felipe Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário