quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1000 motivos para sorrir

Rogério Ceni, o Mito: 1000 jogos e 21 anos de SPFC. (Globoesporte.com)
  Neste feriado de 7 de setembro, o São Paulo foi a campo no estádio do Morumbi no agradável horário das 16:00hrs. E não era um jogo qualquer: simplesmente o milésimo jogo do mito Rogério Ceni com a camisa tricolor, bem no dia em que ele completou 21 anos de clube. O adversário, coincidentemente, seria o mesmo Atlético-MG, contra o qual Ceni alcançou os 100 jogos seguidos, no 1º turno. A torcida são-paulina entusiasmou-se com a chance de ver essa partida histórica. Tanto é que os ingressos se esgotaram em apenas dois dias, e mais de 63 pessoas assistiram ao jogo, recorde de público no atual Brasileiro, e que só poderá ser quebrado pelo próprio São Paulo, já o Morumbi é o único estádio utilizado na atual edição do nacional que pode receber mais de 60 mil torcedores. E para coroar tudo isso, o Tricolor venceu por 2x1, quebrando a sina de não vencer em casa e assumindo provisoriamente a liderança da competição.

Ceni é homenageado, junto a Fabuloso, Juvêncio, Laudo Natel e Casares. (SPFC)
  Apesar de todo o clima festivo, é fato que o jogo não foi dos melhores. O São Paulo encontrou muitas dificuldades para criar jogadas, apostando muito em arremates de fora da área, enquanto o Atlético não se arriscava. O que ajudou o São Paulo foi abrir o placar logo na saída de bola. Lucas disparou para o ataque e tocou para Cícero. O meia dividiu com a zaga atleticana e a bola sobrou de novo para Lucas, que só bateu, com categoria: 1x0 São Paulo, com apenas 19 segundos de jogo. Quem achou que um gol logo no início serviria para a equipe deslanchar, enganou-se redondamente. O São Paulo até mantinha a posse de bola, mas não conseguia achar espaços para chegar ao gol atleticano. Faltava imaginação. E logo, numa descida meio que desprentenciosa, o Atlético conseguiu um escanteio. Após a cobrança, Réver subiu mais que a zaga tricolor e empatou, aos 10 minutos de jogo: 1x1. Depois disso, o 1º tempo resumui-se apenas a chutes de fora da área, pelo São Paulo. A não ser num lance em que Lucas poderia ter deixado Dagoberto na cara do gol, mas optou por fazer jogada individual, que em nada resultou.
Lucas só precisou de 19 segundos para marcar. (Vipcomm)
  O São Paulo voltou para o segundo tempo com o mesmo time, mas com um pouco mais de disposição. E não tardou a marcar. Como? Em chute de fora da área, claro. Aos seis minutos, Dagoberto dominou da intermediária, avançou e soltou um verdadeiro "pombo sem asas", como diriam os mais antigos: 2x1 São Paulo. Ao contrário do que ocorreu no 1º tempo, o gol serviu para o São Paulo dominar ainda mais a partida. Aos 20 minutos, Casemiro tocou para Dagoberto que, mais uma vez, bateu de longe. A bola desviou no zagueiro e passou rente ao travessão. Aos 34, as coisas ficaram mais fáceis, quando Leonardo Silva tentou fazer falta dura em Casemiro, quando o jogador são-paulino já saía com a bola. Não pegou, mas foi o suficiente para a expulsão direta. Fica aqui uma mensão honrosa ao árbitro Perides Bassol, do Rio de Janeiro, estado que, após anos de escassez, volta a revelar bom apitadores. Com um jogador a mais, o Tricolor ainda teve a chance de chegar ao terceiro. Em contra-ataque, Rivaldo lançou Casemiro, que disparou e cruzou na área, para Dagoberto. Cercado, o camisa 25 tentou a finalização com efeito, e a bola passou perto do gol de Renan Ribeiro.
  Ao final, se não foi de encher os olhos, a vitória por 2x1 foi muito significativa. Primeiro, porque quebrou a série da maus resultados no Morumbi e ainda colocou o time na liderança provisória. Segundo, devido ao fato de que a festa para os mil jogos de Rogério Ceni pôde ser, enfim, completa. É muito difícil falar sobre esse atleta. É um privilégio ter a oportunidade de vê-lo jogar. Torcedores rivais, movidos pelo clubismo exacerbado, ainda tentam minimizar toda essa representatividade do goleiro-artilheiro. Mas é inegável que tudo que Rogério Ceni faz e representa é gigantesco, ainda mais nos dias de hoje, quando garotos do sub-12 já falam em jogar na Europa e ganhar milhões de euros, demonstrando não terem o menor afinco com as camisas nacionais. Rogério Ceni optou por trocar o dinheiro pela história, alguns anos em qualquer clube mediano europeu por uma carreira inteira por um dos maiores clubes do mundo, mesmo este clube sendo do 3º mundo e não contando com o mesmo glamour e suporte financeiro dos coirmãos do Velho Mundo. E é fato também que, embora não queiram reconhecer, todos gostariam de ter um Rogério Ceni no seu time. É possível, por exemplo, fazer um paralelo com o adversário desta quarta. Enquanto o capitão do São Paulo era um jogador com mil jogos pelo clube, o capitão do Atlético-MG foi o expulso Leonardo Silva, que no ano passado era capitão também, mas do maior rival, o Cruzeiro. Sentiu a diferença? Resumindo, ídolo para Rogério Ceni é pouco. Ele pertence a outro nível, ele é Mito.
  Sobre a parte "esportiva", o São Paulo foca agora o compromisso do próximo domingo, contra o Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Com o belo desempenho fora de casa e a fraca campanha dos gaúchos, dá para se pensar em uma vitória, bastante importante para o time deslanchar de vez. é esperar para ver.

p.s.: Agredecimento especial ao Blog do Torcedor do SPFC, do Globoesporte.com, de onde me abasteci de belas fotos.


Ficha técnica:
São Paulo 2x1 Atlético-MG
Estádio: Morumbi (São Paulo)
Público: 60 514 pagantes (63 514 total)
Gols: Lucas (SP), aos 19'' e Réver (CAM), aos 10'/1ºT; Dagoberto (SP), aos 6'/2ºT.
Cartão amarelo: Wellington, Rodrigo Caio e Henrique (SP); Richarlyson, Pierre, Guilherme e Réver (CAM)
Cartão vermelho: Leonardo Silva (CAM).

São Paulo: Rogério Ceni; Wellington, Rhodolfo, João Filipe e Juan; Rodrigo Caio, Casemiro (Jean, 42'/2ºT), Carlinhos e Cícero (Rivaldo, 18'/2ºT); Lucas (Henrique, 27'/2ºT) e Dagoberto
T: Adilson Batista

Atlético-MG: Renan Ribeiro; Mancini (Bernard, 12'/2ºT), Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Fillipe Soutto, Serginho e Daniel Carvalho; Neto Berola (Magno Alves, 19'/2ºT) e André (Guilherme, 36'/1ºT)
T: Cuca

Postado por Éder Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário